Por que se tornar um Mestre Amador?

Cruzar os próprios limites, explorar novas possibilidades, encarar desafios como a experiência da navegação noturna…

 

As embarcações classificadas para navegação em “Área 2″ precisam de um comandante apto para cruzar as áreas de entrada e saída de portos devendo estar preparado para intenso tráfego de embarcações de grande porte que muitas vezes demandam o conhecimento dos padrões de comunicação e sinalização marítima internacional.

Os procedimentos de segurança devem levar em consideração as distâncias do apoio dos clubes, marinas e da própria Marinha; Isso implica que o tempo necessário para o socorro e salvatagem será maior.

Quem vai pro Mar se prepara em terra.

O mínimo que se espera é a consulta aos serviços meteorológicos oficiais e um Plano de Navegação que contemple os pontos de passagem, cálculos de rumos, distâncias e tempo; Além de serem informações obrigatórias, vão determinar a quantidade de combustível e suprimentos. A coleta de informações deve incluir as variações de marés de alteram as profundidades e as condições de passagem em barras, cabos e canais especialmente na “Baixa Mar de Sizígia”.

As Cartas Náuticas e Sinóticas são os pilares da arte e ciência da navegação.

A capacidade de interpretar estas cartas é a diferença entre marinheiros e comandantes, pois a eficiência de uma tomada de decisões é baseada na precisão de informações e na constante avaliação das condições.

Apesar da farta disponibilidade de recursos tecnológicos embarcados a negligência com os fundamentos técnicos tornam a tecnologia insuficiente para garantir a segurança a bordo. Prova disso são os frequentes acidentes apesar do grande investimento em instrumentos eletrônicos e de comunicação.

Avaliação de Risco$

Negligência, imprudência e imperícia são o trinômio dos acidentes no mar. As perdas de vidas humanas e prejuízos materiais podem e devem ser reduzidas com a observação dos procedimentos de segurança.
As implicações vão desde a cobertura do seguro até os inquéritos da autoridade marítima. A classificação da embarcação deve estar alinhada com a habilitação do responsável, caso contrário essa inconformidade poderá ser apontada na perícia da seguradora resultando ainda em prejuízos além de processos administrativos e cíveis.

* As seguradoras já avaliam diferencias nos custos de apólice considerando a “expertise” do comandante.

A visão além do alcance…

Enfim; Os estudos de Mestre permitem navegar em qualquer lugar do mundo a partir de uma Carta Náutica. O conhecimento dos fenômenos meteorológicos aumentam a sensibilidade do navegador para antever uma condição favorável ou adversa.

Flávio Ramires, instrutor [email protected]

Este post tem 3 comentários

  1. Olá, qual tempo de duração do curso e valores , sou de São Paulo capital tem alojamento durante o curso? obrigado aguardo.

    1. framires

      Boa tarde!
      O curso é dividido em quatro aulas com a duração de três horas podendo ser realizado de forma intensiva em dois dias.
      Os investimentos são R$ 900,00 além do livro R$ 140,00 (frete).
      Nosso staff se aloja em hostels recomendados, de acordo com as programações nas cidades
      de Porto Alegre, Florianópolis, Rio de Janeiro.

    2. framires

      Boa tarde!
      O curso é dividido em quatro aulas com a duração de três horas podendo ser realizado de forma intensiva em dois dias.
      Os investimentos são R$ 900,00 além do livro R$ 140,00 (frete).
      Nosso staff se aloja em hostels recomendados, de acordo com as programações nas cidades
      de Porto Alegre, Florianópolis, Rio de Janeiro.

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