Surfei no exame de Mestre Amador. Me encantei com as cartas náuticas, revi cálculos, pratiquei com profissionais… A performance chamou a atenção do chefe do departamento de habilitação na Capitania dos Portos que lançou o desafio da prova para Capitão Amador. A isca dupla estava no programa de disciplinas: Os instrumentos eletrônicos resgataram a confiança da experiência anterior e a navegação astronômica foi motivação.
Tracei um plano de navegação auto didática com precária provisão de livros mas que já tinha um inventário digital consistente; Dei ênfase ás práticas!
Paralelamente, a progressão de carreira na Marinha Mercante era beneficiada pelos estudos e oferecia acesso à embarcações equipadas com uma variedade de marcas e modelos de instrumentos eletrônicos.
Os estudos mais significativos foram o RADAR com a Rosa de Manobras e sistema automático anticolisão, além da aula prática de meteorologia patrocinada pelo ciclone Catarina.
Veio a aprovação!
Depois dela a continuidade da prática proporcionou sentir o equilíbrio dos pontos notáveis de estabilidade e olhar em profundidade o posicionamento pelas estrelas…
A minha rede de relacionamentos me colocou a bordo de cruzeiros a vela, embarquei em lanchas, traineiras, navios… Até que um novo grande desafio tomou a forma de um trimaran com 15 metros e muitas histórias pra contar. A missão: Tripular a nave de Itacuruçá até o Rio de Janeiro, acompanhado o armador/comandante.
O barco encerrava uma passagem pelo estaleiro para manutenção e reparos; A preparação envolveu uma recarga de bateria que sugeria uma verificação no alternador e mais tarde manifestou mais uma consequência. A questão é que as polias tanto do alternador, como da bomba d´água estavam folgadas, assim não tínhamos recarga, refrigeração pro motor, nem esgoto eficiente; Os esticadores e parafusos não davam ajuste. A máquina só podia ser usada para auxiliar manobras por pouco tempo, mas não podia ser desligada sob o risco não não ter força pra partida.
A previsão do tempo era boa pro feriado de carnaval, mas fraca de ventos que viriam pela proa. Sem contar com o motor, tivemos que procurar, com paciência, ventos favoráveis longe da costa. Os vários ajustes de vela (mais do que bordos) esgotaram o meu companheiro que estava com dificuldades de manter a navegação. Assumi o comando para assegurar o nosso retorno com segurança e em tempo razoável diante das circunstâncias.
Alcançamos o objetivo e depois do fundeio ainda restava uma tarefa; A vela mestra estava estava presa por um garruncho. No alto do mastro, depois de concluir a manobra foi que agradeci por ter chegado ao destino e percebi que o aprendizado trajeto resumiu os dez anos de prática que me fizeram sentir naquele momento, um capitão de folga.
…CapacitAção…
Desde a habilitação em 2003 até a entrega do trimaran em 2013 cada milha vivida, cada página do diário de bordo foram lições do mar.
Mais uma vez a Rede de relacionamentos profissionais abriu canais com efeito multiplicador através da formação, habilitação, capacitação, qualificação, especialização náutica e marítima. As jornadas de treinamento, adestramento, oficinas, palestras, webinários, vídeos são ações de desenvolvimento contínuo nas fronteiras das atualizações.
…2020… O Efeito Multiplicador…
Nas plataformas digitais: O curso Online de Operador Radiotelefonista Geral ANATEL será lançado no dia 01 de junho.
Os Grupos de Estudos tem embarques no segundo semestre em Porto Alegre, Florianópolis, Rio de Janeiro…
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